A prova de redação da UFSC têm sido cada vez mais original e criativa em seus temas e gêneros. A redação que era inicialmente uma dissertação passa a variar para cartas, narrações, contos, argumentações e crônicas, saindo de um padrão convencional e dando liberdade a linguagem. As receitas antigas de professores para dissertações com cinco parágrafos contendo apresentação, tese, antítese, conciliação e conclusão perdem valor e prioriza-se a capacidade de entendimento e adaptação ao tema, a coerência, a linguagem e argumentação do aluno. Esta e uma grande evolução e coloca a prova da UFSC na linha de frente das inovações e evoluções dos vestibulares. Como escrito no edital do vestibular de 2011, a redação deve ser resultado da produção e da criatividade do candidato.
A diversificação de gêneros literários e temas acaba contribuindo e fazendo parte do processo de seleção uma vez que se integra a itens relevantes à correção como adequação ao tema proposto e nível de informação. Segue abaixo informações do edital do vestibular de 2011 com relação a critérios de avaliação.
A avaliação da Redação será considerada nos planos do conteúdo e da expressão escrita, quanto à/ao:
a) adequação ao tema proposto;
b) modalidade escrita na variedade padrão;
c) vocabulário;
d) coerência e coesão;
e) nível de informação e de argumentação.
Sobre critérios de correção e avaliação é interessante conhecer a publicação sobre o conteúdo programático da disciplina redação e produção textual que está no site oficial da COPERVE-UFSC. Neste programa informa-se o critério de correção baseado em três vertentes: adequação; coerência e coesão; informação e argumentação. Entende-se por adequação o entendimento da proposta de texto da redação, a proximidade do texto do aluno com o tema, a adequação da modalidade escrita na variedade padrão, o respeito as normas gramaticais e ortográficas e o vocabulário. Na coerência e coesão analisam-se o encadeamento das ideias, organização do texto, relações semânticas e uso de conjunções e tempos verbais. As informações e argumentos escolhidos pelo aluno devem ser condizente com seu grau de escolaridade, escolhidas e organizadas de modo consistente para o entendimento do texto.
Do ponto de vista da contextualização, o próprio termo redação de vestibular, ou redação de concurso pode ser considerado um gênero textual, gênero este que possui um tamanho determinado (20 a 30 linhas na UFSC), um tempo e momento para ser escrito e destinado a um leitor (examinador) desconhecido. Dentro do gênero redação de concurso podemos encontrar diversos gêneros em relação ao estilo do texto proposto. Até o ano de 2002 a prova continha apenas uma proposta de redação que era necessariamente uma dissertação. A partir de 2003 a redação deixa de ser obrigatoriamente uma dissertação e passa a ser um texto em prosa, podendo abranger outros gêneros. Desde 2003 também passa-se a pedir mais de uma proposta, sendo duas propostas de 2003 a 2005 e três propostas de 2006 em diante. Nos anos de 2003 a 2005 o texto poderia ser uma dissertação ou outro texto com caráter argumentativo. De 2006 em diante as propostas passam a diversificar os gêneros pedindo cartas, narrações, notícia de jornal, crônicas e até contos. Observa-se uma abertura cada vez maior dos temas e dos gêneros com o objetivo de possibilitar mais liberdade para o aluno expor suas qualidades redacionais. A partir de 2006 também temos uma relação muito grande entre a prova de redação e os livros de leitura obrigatória da prova de literatura. No último vestibular, em 2010, este modelo se manteve, tendo-se três propostas: uma dissertação, uma narração e um conto ou crônica baseado em um poema de Mário Quintana, de um dos livros indicados para o vestibular.
Nas provas dissertativas e argumentativas destacam-se, em sua maioria, temas sociais e cotidianos como a colonização do Brasil (2000), a preservação da natureza (2001), o tratamento do homem como bicho (2002), a pedofilia ou o culto ao corpo (2003), a vaidade e a posição do homem na família (2005), a ética e a moral (2008) e até o fim do mundo (2010). Destacam-se dois temas fortes e polêmicos: o preconceito com exposição e discussão de temas como os gays e os negros (2004) e a sempre polêmica discussão sobre cotas raciais e sociais nas universidades (2005). Nas provas mais recentes com mais de uma proposta surgem temas mais leves e diversos: uma carta ao presidente da ONU sobre a paz (2006), um texto bem livre em primeira pessoa onde o aluno deve completar o pensamento: “Eu preciso de...” (2008), uma carta a um amigo sobre seus sentimentos, hoje, a respeito do país em que você nasceu e baseado no poema Uma Canção de Mário Quintana (2009) e até uma notícia de jornal sobre suspeita de bruxaria no desaparecimento de jovem na Lagoa da Conceição (2010). Uma inovação e particularidade recente da prova da UFSC é a correlação entre a redação e as obras literárias indicadas para o vestibular. Entre eles podemos citar: considerando a lista das obras literárias indicadas para este vestibular, qual ou quais dos livros desta relação você indicaria para leitura e qual ou quais você não aconselharia? (2006) Escreva um texto considerando situações envolvendo personagens das obras listadas para o Vestibular 2008 – que podem ser vistas à luz da ética e da moral. Escrever um texto que responda à pergunta: ainda existe no Brasil de hoje pessoas como o personagem Zé do Burro, da obra de Dias Gomes, O Pagador de Promessas? (2009)
A redação na prova do vestibular da UFSC para 2011 vai valer 15 pontos dos 105 possíveis, o que significa 14,2% do total da nota. Destes 15 pontos o aluno deve fazer pelo menos 30% da nota para não ser eliminado, ou seja 4,5 pontos. Como as médias das notas dadas pelos corretores são em torno de 50% da nota total e como o desvio padrão das notas de redação é muito baixo, acaba a redação não tendo muito peso na classificação final dos candidatos, sendo menos decisivas que as provas de matemática, física e química, por exemplo. Aconselha-se a banca a distribuir melhor as notas, dando notas mais altas as redações boas e notas mais baixas as mais fracas para que a redação pese mais na classificação. Era de se esperar muito que graduados em letras tenham conhecimentos básicos de matemática e estatística (mesmo sendo estas matérias obrigatórias do ensino médio - a média dos aprovados em língua portuguesa em 2008, por exemplo, foi 3,79 na prova de matemática). Serão eliminados, com nota zero de redação, os seguintes casos: fuga total do tema, redação resultante de plágio, redação escrita em versos ou identificação do candidato no espaço destinado à redação.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
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