domingo, 24 de outubro de 2010

História de Roma e formação do latim


A data oficial da fundação de Roma é 753 a. C.. Sem registros precisos sabe-se que o Estado Romano teve origem entre os séculos VIII e IX a. C. e cresceu progressivamente até atingir dimensões grandiosas no primeiro século de nossa era. A história de Roma se divide em três grandes fases, marcadas por seus regimes políticos: a Realeza (até 509 a.C.), a República (509 a. C. até 27 a. C.) e o Império (27 d.C. até 476 d. C).

Existe na história de Roma uma certa democratização crescente do poder iniciado pelos patrícios, classe fechada que comandava a cidade nos primeiros tempos e um progressivo ganho de espaço pelos plebeus. A chegada do Império não representa, como se poderia pensar, um retorno á oligarquia, mas um resultado natural da desordem militar e da demagogia política no fim do período republicano.

A expansão territorial iniciou-se no período republicano e intensificou-se no império. A conquista da península itálica ocorreu no século IV a. C. , posteriormente conquistou-se a Magna Grécia em III a. C. e a Europa mediterrânea no século seguinte. No final da república conquistou-se a Gália e a península ibérica e no início do Império Romano a Ásia Menor, a Mesopotâmia, o norte da África e até a Bretanha.

A lenta decadência do Império Romano iniciou-se com Trajano no século II d. C. e ocorreu principalmente pelo não controle de seu grande território. Aos poucos os bárbaros que haviam sido conquistados foram se aculturando, principalmente belicamente, pois muitos participavam como legionário e até oficiais do exército romano e foram retomando seus espaços.

Conforme o Império conquistava seus territórios o Latim se impunha como língua franca, embora os romanos respeitavam as tradições religiosas e lingüísticas de seus conquistados. Desta maneira o Latim influenciava e era influenciado pelas outras línguas. Existiam basicamente duas formas do Latim: o Latim Clássico, utilizado principalmente em Roma e pelos administradores do império em documentos oficiais e o Latim Vulgar, utilizado pelos soldados e pelos comerciantes. O Latim Clássico convergiu para o Latim utilizado principalmente pela Igreja Católica a partir da Idade Média em seu documentos e cultos e resulta no Latim hoje estudado. O Latim Vulgar popularizou-se entre a maioria dos moradores da Europa e, sendo uma mistura de várias outras línguas faladas por povos conquistados pelos romanos produziu as chamadas línguas românicas, em sua maioria faladas até hoje como o Português, o Francês, o Italiano, o Espanhol e o Romeno.

Um comentário: